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Visita Protocolar à Superintendência do DNIT


No dia 6 de abril do corrente, visitamos o Engenheiro Ronaldo Carioni Barbosa onde tivemos excelente acolhida e longa conversa sobre as Infraestruturas Federais do nosso estado e sua relevância à logística de SC. Em primeiro lugar deixou bem claro que a BR 470 se constitui do tronco da maioria do escoamento da produção de nosso estado, especialmente aos portos de Navegantes e Itajaí. Para esta obra atender melhor nosso estado os serviços de duplicação andam acelerados e com velocidade cada vez maior, com liberações de muitos trechos duplicados, bem como outros em prazo curto deste ano.


Também se comentou obras similares na BR 280 que contribui bastante aos portos de Itapoá e São Francisco. Sabendo que as verbas federais sempre estão escassas, sofrendo bastante com contingenciamentos frequentes. Entretanto, a habilidade advinda do grande conhecimento da acoplagem obra e orçamento, o eng Ronaldo sempre conseguiu manter nossas obras estratégicas em ritmo de recuperação, em vista de atrasos ocorridos comprometedores em gestões passadas.


Mais para perto da nossa capital, conversou-se longamente para se descobrir o impacto que virá com a liberação da via de contorno de Florianópolis. Atualmente, caminhões pesados demoram em média uma hora e meia, com picos negativos de duas horas ou mais para travessia Palhoça-Biguaçu e vice-versa. Com a conclusão das obras, mesmo sendo fora da jurisdição federal, o superintendente observa o risco de a BR 101 aumentar a demanda por mais outro fator: a melhoria substancial da BR 101 sul pela CCR, recentemente contratada como concessionária do trecho. Convém lembrar que, a referida empresa recebeu a estrada muito bem conservada na gestão atual do DNIT, o que fez reduzir os custos da concessionária, tendo acelerado os serviços de manutenção. Também para a BR 282 existem planos de aumentar e melhorar o tráfego por meio de terceiras faixas, fazendo que o novo engargalamento rodoviário na nossa região metropolitana se resolverão em duas obras: contorno viário de Santo Amaro e túnel no Morro dos Cavalos.


Destas duas alternativas, sugeriu que devamos nos concentrar no contorno pois é muito mais viável economicamente e deverá sair mais rápido que tentar fazer a obra do citado túnel. Temos que concordar dentro de uma realidade que o eng Ronaldo sempre tem acertado nas suas decisões. Mais uma ação de estadualização da gestão 2020-2023 da ACE!

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