top of page

NOTÍCIAS DA ACE

Visita protocolar ao Parque Alfa

Na terça-feira, 14 de fevereiro, a ACE deu passos decisivos em direção ao seu futuro. Acompanhados por Ney Brandão (Fundação CERTI), Prof. Roberto de Oliveira (presidente) e Ivan Coelho (Diretor de Eventos e Negócios) visitamos o Parque Alfa de onde nos dirigimos à CELTA Incubadora. Ali fomos recebidos por Tony Chierighini, Diretor Executivo que nos explicou o funcionamento inclusive de todo Parque Tecnológico Alfa, fazendo um sumário da evolução da TI como um todo; assim ficou se sabendo como a nossa cidade se tornou uma potência em nível internacional das inovações tendo a informática como, assim dizer, ferramenta básica.

O Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (CELTA), primeira Incubadora do Brasil, foi idealizada e criada em 1986 pela Fundação CERTI (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras); foi e continua evoluindo na resposta aos anseios de desenvolvimento dentro da capital catarinense e com o objetivo de viabilizar um promissor setor ecnológico e econômico para todo estado, aproveitando os talentos e o conhecimento gerados pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O CELTA se entrelaça como ecossistema das incubadoras que integram a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC) deste sua constituição. A linha do tempo sobre a evolução e as efemérides podem ser consultadas em https://celta.certi.org.br/historia/.


Como um todo, o Parque Alfa tem a missão em prestar suporte a Empreendimentos de Base Tecnológica (EBTs) que se constitui o interesse para a nossa entidade. Lá se soube de mais detalhes como ao estimular e apoio para criação, desenvolvimento, consolidação e interação com o meio empresarial e científico. Para ingressar na incubadora é necessário desenvolver um plano de negócios. O ingresso de empreendimento ao CELTA será necessariamente através de processo de seleção sempre que houver disponibilidade de vagas.


A Nova ACE pretende fazer parte desta História de presente e muito mais deste futuro. E, se pretende fazer um histórico da evolução da informática de modo a se entender como nossa cidade se tornou um Ilha do Silício, fazendo uma alusão bem consistente do que ocorre no Vale de mesmo nome na Califórnia, que sedia as maiores potências mundiais da indústria de hardware e software.


As fotos escolhes as melhores. E vou fazer outra matéria sobre a História do Ilha do Silício. Aqui nesta visita é bom não entrar em muitos detalhes para evitar algo de ruim!



72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page