NOTÍCIAS DA ACE

Visita protocolar da ACE ao CREA/SC


Na segunda-feira dia 18 de janeiro, as 16 horas, a ACE realizou visita protocolar ao recém empossado presidente do CREA/ SC,Eng Civil e de Segurança do Trabalho Carlos Alberto Kita Xavier. Participaram desta, conforme mostra a foto obtida no local (fornecida por Cláudia Oliveira, chefe de gabinete), o presidente da ACE - Prof Roberto de Oliveira, o Diretor de Políticas Profissionais - Eduardo Irani da Silva, e o executivo geral - Ivan Rezende Coelho, todos engenheiros. Na ocasião foi submetida uma extensa pauta (de nove itens) versando sobre diversos assuntos de interesse mútuo para o ano que se inicia. Cumprimentos e amabilidades trocadas, iniciamos pela atuação das nossas entidades no Programa Casa Verde Amarela, que substitui o Minha Casa Minha Vida, sendo tratado no consórcio Ministério do Desenvolvimento Regional, CONFEA, CAU, já expresso na Comissão de Habitação Social do CREA/SC. Este assunto foi amplamente explicado pelo colega Engenheiro Eduardo Irani que faz parte destas negociações e, diga-se de passagem, sua proeminência e liderança no assunto devido à experiência quando da atuação no projeto Engenharia Social, também do CREA/SC. Todas estas falas se prendem à necessidade de manter o Sistema CONFEA /CREA amparado para manter a empregabilidade e valorização dos nossos profissionais - como resultado esperado. Além da realização da capacitação, se pretende editar um manual para produção de Habitação Social de apelo e/ou entendimento popular, assim como outro manual de nível mais elevado - de nível técnico superior, culminando com outras publicações para ocupar espaço acadêmico - como estratégia de prover o conhecimento nesta área de intensa necessidade e prioridade nacional, mantendo nosso Sistema com as atribuições específicas, ou outro resultado esperado de relevância na Valorização Profissional. Tudo isto se remete à necessária parceria de sempre entre ACE e o CREA /SC. Outro item de relevância foi a proposta de apoio e também conjugação de esforços na Universidade Corporativa que, nos assuntos externos o Prof Roberto enfatizou a necessidade do aprendizado contínuo em vista da crescente interferência em todos serviços por parte da automação, mecanização, substituição da mão de obra convencional e mesmo desta na especializada técnica. A citação por estudos precisos ou alarmantes sobre o efeito da Tecnologia da Informação (TI) na empregabilidade só pode ser atenuada com este esforço que o CREA/SC pretende empreender. A ACE explicou que durante a pandemia se desenvolveu um sistema que pode ajudar neste esforço pelo nosso desenvolvimento de salas mistas presenciais e on-line, cujo resultado, sob a forma de gravação pode se replicar para todo Sistema.


Na parte do financiamento, o CREA/SC pretende este ano melhorar a distribuição de verbas priorizando mais as entidades evitando que estas tenham de concorrer com entidades fortes, bem como na melhoria das exigências na prestação de contas. Sempre os assuntos de natureza financeira, haja vista as tremendas dificuldades que se passam em todas as entidades, advindas da retirada dos repasses das ART’s. Assim como na visita protocolar da MUTUA, a ACE se propõe a lutar mais abertamente, das formas que vierem ser definidas, por exemplo, recorrendo ao apoio parlamentar federal e mesmo estadual, bem como campanha via internet; com isto, se consegue sensibilizar melhor a sociedade e gerar ambiente político para resolver este gravíssimo problema, cujo final se aponta pela extinção (por inanição financeira) de todas. Onde os Conselhos Regionais iriam buscar seus conselheiros? Jocosamente se respondeu, em tom de pergunta: na OAB?

19 visualizações0 comentário

ENTIDADES PARCEIRAS

ACE - Associação Catarinense de Engenheiros
Gestão 2020-2023 - Valorização da Engenharia - Competência & Retidão

Valorização da Engenharia

Competência & Retidão

Para que possamos juntos continuar a construir um novo sonho da velha precursora, atualizado  para o nosso tempo na Gestão 2020-2023

  • Telegram
  • Youtube
  • Facebook
  • Linkedin
  • Instagram

Contatos

Secretaria
ace@ace-sc.com.br  |  (48) 3248-3500 

Coordenação de Eventos Técnicos
ivancoelhoace@gmail.com  |  (48) 3248-3553

Endereço

R. Cap. Euclídes de Castro, 360
Coqueiros, Florianópolis - SC, 88080-010

Copyright (c) 2020. Associação Catarinense de Engenheiros

Marketing Digital

Criatividde Coletiva

Associação Catarinense de Engenheiros - ACE

CNPJ: 83.932.483/0001-90