NOTÍCIAS DA ACE

Visita técnica as obras do Contorno Sul


Na foto: Presidente da ACE Prof. Eng Roberto de Oliveira,PhD, Presidente da ACIBIG- Sra. Sandra Molinaro e Superintendente da Arteris Eng. Marcelo Módolo



O Presidente da Associação Catarinense de Engenheiros - ACE Prof. Eng. Roberto de Oliveira, PhD e a Presidente da Associação Empresarial e Cultural de Biguaçu – ACIBIG Sra. Sandra Molinaro, realizaram visita técnica as obras do Contorno Sul.


Um dos pontos tecnicamente mais complexos da construção do Contorno Viário de Florianópolis é a construção dos quatro túneis duplos, que estão em andamento nos trechos Sul e Intermediário. A primeira etapa de obras para a construção do túnel é a execução das contenções dos emboques, que irão permitir as futuras escavações subterrâneas. A construção dos emboques já iniciaram nos túneis do Contorno Viário.


Os quatro túneis duplos estão sendo iniciados por duas firmas especializadas diferentes. As vias de serviços estão prontas e a supressão de vegetação (para permitir serviços da obra propriamente dita) estão bastante avançadas. Incluso, para reforçar, o túnel 4, entre os municípios de Biguaçu e São José. Pode-se dizer pela primeira vez nestes longos anos, que todo o trecho de 50 km está sendo tocado, sendo que muitos deles, só esperam a obra se finalizar para colocar o revestimento asfáltico final porque este tem prazo de validade para ser trocado, independente de tráfego.


Em seguida foram inspecionar o trecho sul, Palhoça, em cujas obras já consta trecho bem adiantado do pavimento e desmonte de rocha até o emboque norte do túnel 1. A foto mostra este serviço já alcançando a rocha, a partir de então se desenvolverá com mais velocidade.


A empresária de Biguaçu Sra. Sandra Molinaro comenta sobre a visita: Agradeço a oportunidade de estar ao lado do Prof. Roberto de Oliveira e do Eng. Marcelo nessa visita técnica. Saio com a sensação que “agora a obra vai em frente” com a previsão de entrega para 2023. O trecho que percorremos até chegar no emboque do primeiro túnel está muito lindo e segundo o Prof. Roberto “é um passeio”. Saímos confiantes.



72 visualizações0 comentário