top of page

NOTÍCIAS DA ACE

Café e Política atrai parlamentares de diversas matizes

Última atualização: 16/02/2022 às 14h56


Do PSB ao PT, passando pelo PSDB, PL, PSL, PROS, DEM, PSD, poucas foram as siglas partidárias que não compareceram ao Café e Política, o novo espaço aberto na programação do 11º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, que na quarta-feira (16/2) recebeu parlamentares de todas as matizes políticas no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF), onde o evento é realizado.

Ao encerrar o Café e Política, o Eng. Civil. Joel Krüger, que preside o Confea, creditou o sucesso do evento “ao trabalho coletivo” desenvolvido pelos integrantes da Assessoria Parlamentar (Apar), equipes regionais, conselheiros federais e presidentes de Creas que levaram deputados e senadores ao 11º encontro de lideranças nacionais da área tecnológica brasileira: “Nossa bandeira não é partidária, nossa bandeira é a da Engenharia, da Agronomia e das Geociências. Temos que dialogar com todos”, afirmou ao destacar a importância dada pelos parlamentares à Agenda Legislativa entregue a eles.


Publicação editada pelo Confea, a Agenda contém anteprojetos, projetos de lei e propostas de emenda à Constituição que tramitam no Congresso e que podem alavancar contratações, gerando emprego e renda para engenheiros e agrônomos, como o PL 6014/2013, que dispõe sobre a realização periódica de inspeções em edificações e cria o Laudo de Inspeção Técnica de Edificação (Lite), e o PL 31/2014, que estabelece a Política Nacional de Manutenção Predial, e ainda o PL 658/2021, que dispõe sobre a produção de bioinsumos e produção on farm.


“Nossa ideia é dinamizar o diálogo entre os parlamentares e os líderes profissionais, gerando ainda mais qualidade à discussão sobre a pauta que tramita Congresso”, disse Krüger.

Presidente Joel Krüger na abertura do diálogo com parlamentares
Presidente Joel Krüger na abertura do diálogo com parlamentares

Na edição de 2022, o diálogo com parlamentares, que sempre foi destaque na programação dos Encontros de Líderes do Sistema, teve uma inovação: os deputados e senadores, habituados a receber os profissionais em seus gabinetes, desta vez foram ao encontro destes. Além de colocar os gabinetes à disposição, se comprometeram a defender os projetos contidos na Agenda Legislativa.


O primeiro a falar no Café e Política foi Ricardo Barros (PP-PR), engenheiro civil, deputado, empresário e líder do governo na Câmara dos Deputados. Ao saudar Krüger, Barros destacou que “os profissionais do Sistema Confea/Crea podem pensar em ter um representante na Câmara Federal”, e que seu trabalho segue “no sentido de apoiar a tramitação de matérias no Congresso Nacional, como o PL 2633/2021, de sua autoria, que defende a conclusão de cerca de 2.500 obras e serviços de Engenharia de infraestrutura educacional inacabados, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).


Barros também falou da participação das mulheres nas áreas da Engenharia: “Tenho orgulho delas, que ocupam posições cada vez mais relevantes nessa área”, disse.

A aprovação do licenciamento ambiental, para ele, “valoriza o profissional porque será dele a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para agilizar o licenciamento da área que será automaticamente autorizado”.


Para Barros “é preciso transformar recursos públicos em obras públicas”, e promover a regularização fundiária.


Ao finalizar sua participação, Ricardo Barros disse esperar uma reflexão dos profissionais do Sistema Confea/Crea no sentido de apoiar Joel Krüger para ser mais uma voz da Engenharia na Câmara dos Deputados.


Do Café e Política participaram os senadores Sérgio Petecão (PSD-AC); Izalci Lucas (PSDB-DF); Rogério Carvalho (PT-SE), para quem “não há desenvolvimento sem Engenharia avançada, por isso, é preciso investir em tecnologia”; Wellington Fagundes (PL-MT); Jorginho Mello (PL-SC).


Também participaram os deputados federais Tereza Nelma (PSDB-AL); Darci de Matos (PSD/SC); Júlio Cesar Ribeiro (Republicanos/DF); Evair Melo (PP/ES); Bia Kicis (PSL-DF); Gustavo Fruet (PSDB-PR), para quem o Café e Política “mostra a capacidade de liderança para buscar parlamentares de todas as correntes políticas para mostrar a força do movimento das profissões e dos temas estruturais do país”.


Darci de Matos, deputado pelo PSD-SC, se manifestou contrário à PEC 108/2019, que dispõe sobre a natureza jurídica dos conselhos profissionais, e também garantiu apoio aos PLs de interesse da área tecnológica. Alessandro Molon (PSB-RJ) disse da sua disposição “para fortalecer a Engenharia e as Geociências”.


Ao se dirigir aos participantes do 11º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea, a deputada Bia Kicis (PSL-DF) lembrou do pedido atendido por ela de não pautar a PEC 108. Uma das últimas a falar, a parlamentar, que é presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), garantiu: “Podem contar comigo”.



Maria Helena de Carvalho

Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: Marck Castro, Thiago Zion, Hugo Rafael, Reisy Ruzzi, André Almeida/Confea

https://www.confea.org.br/

11 visualizações0 comentário
bottom of page