top of page

NOTÍCIAS DA ACE

Os Diálogos Hidroviáveis: evento técnico comemorativo dos 88 anos da fundação da ACE


A Associação Catarinense de Engenheiros (ACE) acolheu a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Corredor Centro Norte (ADECON) neste ano, para sediar nesta cidade o evento “Diálogos Hidroviáveis” que teve como objetivo principal tratar da Navegação (em mar aberto e interior) e Desenvolvimento Econômico. Destinou-se à promoção do transporte aquaviário, onde se debateu temas sobre o potencial da navegação e seu impacto na logística intermodal para o transporte de cargas e passageiros, para o escoamento da produção agropecuária, para o turismo e sua interação com o desenvolvimento econômico e social do estado. Tem como principal característica como caracterizar-se, como o próprio nome indica, dialogar para aproximar as partes interessadas e tornar protagonistas os participantes.


O objetivo deste evento foi apresentar o atual estágio de implantação desta infraestrutura, seu planejamento, entraves e impactos regionais e nacional, visando ações viáveis de curto e médio prazo para o fomento deste modal; pela itinerância, o focaliza-se, em especial no nosso estado. Os debates se centraram no aporte do uso das hidrovias a partir dos resultados da citada BR do Mar. Abriu-se este evento na noite do dia 23 deste mês, com palestra do ex-diretor da ANTAQ, eng Adalberto Tokarski, “Bem Vindos À Reflexão”.

Nesta se fez uma panorâmica do modo aquaviário no Brasil, sem deixar de discorrer internacionalmente haja vista ser este modal o mais movimentado comercialmente, para não dizer o predominante e em ascensão.


Ao se encerrar esta etapa, prestou-se uma homenagem ao ex-presidente da ACE, engenheiro civil Aníbal Borin, pela colocação do seu nome no auditório do andar superior da nossa sede, como etapa inicial da data da fundação desta nossa entidade.

Endereço do Centro de eventos da ACE onde ocorreu o evento Diálogos Hidroviáveis 2022:  Rua Capitão Euclídes de Castro, 360, Coqueiros, Florianópolis - SC, 88080-010
Endereço do Centro de eventos da ACE onde ocorreu o evento Diálogos Hidroviáveis 2022: Rua Capitão Euclídes de Castro, 360, Coqueiros, Florianópolis - SC, 88080-010

No dia seguinte, data dos 88 anos da ACE, foram as atividades desta efeméride, com a pauta técnica, propriamente dita. O representante da FIESC, Economista Egídio Martorano, abordou “A importância e perspectivas das cargas conteinerizadas de alto valor agregado para os portos de Santa Catarina, e seu impacto no desenvolvimento econômico do estado e do Brasil”. Seguiu-se uma mesa de debate com os seguintes componentes, além do palestrante: Eng Adalberto Tokarski, Osmari Castilho Ribas (Diretor Superintendente Administrativo da PortoNave, Cássio Schreiner (presidente do Porto de Itapoá) e Jucelino dos Santos Sora (Diretor Geral de Engenharia representando o Porto de Itajaí).



15 visualizações0 comentário
bottom of page