top of page

NOTÍCIAS DA ACE

Previsão de riscos Geo-Hidrológicos

No dia 05/02/2022, o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:

Risco Hidrológico

Região Sudeste: São Paulo, Minas Gerais , Rio de Janeiro e Espírito Santo .

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas mesorregiões Metropolitanas de São Paulo, de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro; Vale do Rio Doce e Zona da Mata Mineira; Centro Fluminense; e Sul e Central Espírito-santense, devido aos altos acumulados de chuva e à previsão de possibilidade de pancadas de chuva. Assim, não se descarta a possibilidade de ocorrência de inundações e enxurradas urbanas nas regiões mencionadas (Figura 1).


Região Sul: Santa Catarina

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas mesorregiões Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, devido à previsão de pancadas de chuva que poderão deflagrar enxurradas em áreas com maior declividade, inundações dos rios urbanos parcialmente canalizados e alagamentos em áreas rebaixadas com drenagem insuficiente (Figura 1).


Figura 2 - Possibilidade de ocorrência de deslizamentos em ao menos um município das mesorregiões indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva.


Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.


Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:


Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Governo Federal



30 visualizações0 comentário
bottom of page