Novamente um evento de inúmeras facetas e oportunidades tanto do conhecimento em geral, como nos específicos; adicione-se o contato social assim como as tentativas de resolução de problemas difíceis de equacionar pelo recurso da teleconferência.
Sendo praticamente impossível estar em muitos lugares ao mesmo tempo, torna-se obrigatório a seleção de assuntos de maior interesse geral, ou do país, e particulares ou da sua entidade. Assim sendo procurou-se informar sobre um assunto nacional, ou perspectivas para o Brasil e outro para ACE ou as demandas para se inserir melhor as Entidades Precursoras no Sistema CONFEA CREA.
Assim, a palestra do ex-ministro da Agricultura, Eng. agrônomo Roberto Rodrigues abordando a Geopolítica e o Agronegócio antes, mencionou a mudança do eixo do poder mundial antes comandados pelos países ocidentais mas, agora desgastados por falta de lideranças, para um novo fator de primazia por parte da China e seu conglomerado oriental. Partiu-se de uma histórica atuação da ONU de compartilhamento apaziguando a competição, para seu enfraquecimento destes dois fatores. Atualmente os temas mundiais dominantes se desenrolam em torno de, nesta ordem: segurança alimentar, sustentabilidade, segurança energética (transição para descarbonetação) e Mudanças Climáticas. Neste último aspecto surgiu nesta 77 SOEA, um ajuste neste termo, abaixo abordado. Finalizou sua palestra que o mundo só poderá ter o item primeiro acima atendido se o Brasil crescer seu Agronegócio em 41% o qual garantiu que chegaremos a este número. Sendo muito aplaudido. Ainda no tema Gestão Ambiental e Meteorologia, se tocou no assunto da falta de investimento, agravada por falta de pessoal desta área. Destaques podem ser dados, em primeiro lugar que a água que vem da Amazônia vem do Oceano Atlântico, desmistificando narrativas; a evaporação deste local passa pela bacia amazônica, se precipita e evapora e é conduzida às regiões oeste e sul do Brasil por Jatos de Baixos Níveis, novamente se precipitando. Outra impropriedade que ocorre no campo da Meteorologia se destrói o termo Mudanças Climáticas por Variabilidades Climáticas, haja vista que o Clima ao contrário do Tempo em Meteorologia, tem a temporalidade da Geologia! Muitíssimo tempo se necessita para caracterizar uma mudança efetiva do clima; as observações nas quais se baseiam para afirmar que existam mudanças carecem de fundamento científico por falta de dados cuja temporalidade seriam de ordem geológica.
Por fim, no assunto relevante a ACE, longamente se discutiu no Grupo das 43 Entidades Precursoras, medidas e estratégias de serem melhor reconhecidas pelo Sistema CONFEA CREA. Além das necessárias e inevitáveis démarches burocráticas, o presidente da ACE---uma entidade precursora, ou seja, surgiu antes do Sistema--- sugeriu que algo deve ser feito para, não apenas provar a validade, como também benefícios ao Sistema. Nestas lides administrativas, diversas propostas se encadearam com bastante esperança de sucesso. Por outro lado, o representante da ACE propôs provar, segundo experts do Arquivismo Acadêmico, que informações advindas de uma diversidade de fontes antigas, pode inclusive, gerar recursos financeiros. E, demonstrada a relevância social destas fontes, os resultados podem agregar valor, inclusive para todo Sistema CONFEA CREA.
Comments